As marcas da desigualdade de gênero na escolarização e educação musical

Autores

  • Aldrey Cristine Alves Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes

Resumo

Este trabalho pretende colaborar na elaboração de uma educação musical socialmente crítica, observando como a desigualdade de gênero ocorre na escolarização geral, ecoa e têm suas especificidades no ensino da música. A fundamentação deste trabalho vem de autoras e autores que discutem a desigualdade de gênero; o gênero em contextos educativos; o feminismo; e o patriarcado musical. Esta pesquisa é bibliográfica e os procedimentos metodológicos são do tipo qualitativo. Os resultados permitiram-me tecer conclusões tanto no âmbito acadêmico e profissional, quanto no âmbito pessoal. O conceito de patriarcado musical elaborado por Lucy Green me possibilitou perceber a extensão das associações simbólicas que cerceiam as possibilidades de fazer musical das mulheres. Fui instigada a refletir sobre a constituição de minha própria subjetividade, sobre minha formação e minha atuação como educadora musical. Constatei que as histórias da educação musical das mulheres no Brasil são escassas e precisam ser revisitadas em trabalhos acadêmicos.

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Publicado

2021-02-19

Como Citar

Alves, A. C. (2021). As marcas da desigualdade de gênero na escolarização e educação musical. Música Em Foco, 2(1). Recuperado de https://periodicos.ia.unesp.br/index.php/musicaemfoco/article/view/545