O papel da capela musical de Leonor II no desenvolvimento da música vienense (1657-1686)

Authors

  • Caio Amadatsu Griman Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes

Abstract

Leonor de Gonzaga-Nevers foi uma das mulheres mais importantes para o desenvolvimento da música na Monarquia de Habsburgo, tendo sido uma das principais patronas das artes em toda a Europa no século XVII. Neste artigo discorreremos sobre a influência de sua capela musical, inaugurada após a morte de seu marido Fernando III (em 1657), para a história da música em Viena. Ao longo do texto, procuramos contextualizar como os diversos empreendimentos musicais organizados pela imperatriz viúva fizeram com que sua corte pessoal se tornasse um dos principais focos da vida cultural vienense. Para isso, examinamos a trajetória dos dois principais mestres de capela da corte de Leonor II: Giuseppe Tricarico e Antonio Draghi.

References

BENNETT, Lawrence. The Italian Cantata in Vienna: entertainment in the age of absolutism. Indiana, EUA: Indiana University Press, 2013.

DEISINGER, Marko. Eleonora II und die Gründung ihrer Hofkapelle; Ein Beitrag zur Geschichte des kulturellen Lebens am Wiener Kaiserhof. Frühneuzeit-Info, v. 18, p. 45-48, 2007.

DEISINGER, Marko. Tricarico als Kapellmeister und Komponist sakraler Musik am Hof der Habsburger in Wien 1657–1662. Sepolcri, Kirchenmusik und Aufführungen von Oratorien im Auftrag der Kaiserin Eleonora II. In: ERHARDT, T. (org.). Sakralmusik im Habsburgerreich: 1570-1770. Viena: Österreichische Akademie der Wissenschaften, 2013. p. 169-189.

DEISINGER, Marko. The Music Chapel of Empress Eleonora II. Source-related Difficulties in Researching the History of an Italian-dominated Institution in Vienna (1657-1686). Athens Journal of Humanities and Arts, Athens, Greece, v. 3, n. 3, p. 171-180, 2016. Disponível em: https://www.athensjournals.gr/humanities/2016-3-3-2-Deisinger.pdf. Acesso em: 30 abr. 2020.

HUFTON, Olwen. Every tub on its own bottom: Funding a Jesuit College in early modern Europe. In: O’MALLEY, J.; BAILEY, G.; HARRIS, S.; KENNEDY, T. (ed.). The Jesuits II: cultures, sciences, and the arts: 1540-1773. Toronto: University of Toronto Press, 2006. p. 5-23.

KENDRICK, L. Robert. Fruits of the cross: passiontide music theater in Habsburg Vienna. California: University of California Press, 2019.

SCHNITZER-BECKER, Rotraut. ELEONORA Gonzaga Nevers, imperatrice. Dizionario Biografico degli Italiani. Roma: Treccani, 1993. v. 42. Disponível em: http://www.treccani.it/enciclopedia/eleonora-gonzaga-nevers-imperatrice_(Dizionario-Biografico)/. Acesso em: 30 abr. 2020.

WHITE, Harry. Johann Joseph Fux and the Musical Discourse of Servitude. In:ERHARDT, Tassilo (org). Sakralmusik im Habsburgerreich 1570-1770. Viena: Österreichische Akademie der Wissenschaften, 2013.

Published

2021-02-19

How to Cite

Griman, C. A. (2021). O papel da capela musical de Leonor II no desenvolvimento da música vienense (1657-1686). Música Em Foco, 2(1). Retrieved from https://periodicos.ia.unesp.br/index.php/musicaemfoco/article/view/554