Ensino online de instrumento e a pandemia

o exemplo do projeto Primeira Nota

Autores

  • Thayná Bonacorsi Universidade Estadual de Campinas, Unicamp

Palavras-chave:

Ensino de instrumento, ensino coletivo de instrumentos musicais, pedagogia do instrumento, educação musical a distância

Resumo

A pandemia de COVID-19 exigiu adaptações e alterações no ensino de instrumentos musicais em todas as instituições e em todos os níveis. As experiências e a rotina de aulas dentro do que Dora Queiroz (2020) chamou de Ensino Remoto Emergencial (ERE) geraram diversos artigos sobre pedagogia do instrumento e sua relação com a tecnologia. No presente artigo, discutiremos o papel da tecnologia nos modelos de ensino de instrumento, suas interferências e os caminhos que se apresentaram durante a flexibilização das medidas de segurança, utilizando o exemplo do Projeto Primeira Nota, uma parceria entre a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Prefeitura de Campinas.

Downloads

Publicado

2023-08-14

Como Citar

Bonacorsi, T. (2023). Ensino online de instrumento e a pandemia: o exemplo do projeto Primeira Nota. Música Em Foco, 4(1), 39–47. Recuperado de https://periodicos.ia.unesp.br/index.php/musicaemfoco/article/view/858