A prática do Solfejo Modal no estudo de Percepção Musical no Brasil: uma revisão bibliográfica

Autores

  • Tiago Silveira Quintana

Resumo

A prática musical modal tem sido estudada ao longo dos séculos por diferentes profissionais. Enquanto a música tonal se estabeleceu na Europa, principalmente entre os séculos XVII e XIX, a música modal esteve presente durante um período maior na história da música, permanecendo até os dias atuais, tanto no repertório de concerto como na música popular e folclórica. Apesar do largo alcance que a música modal possui, esse repertório é pouco abordado nas aulas de Percepção Musical, em especial nas práticas de solfejo e ditado. Nesse sentido, esse trabalho teve como principal objetivo estudar as abordagens dos principais métodos de Percepção Musical utilizados nos cursos superiores de Percepção Musical do Brasil, no que se refere ao ensino do modalismo, em especial do solfejo modal, observando a quantidade de exercícios, as abordagens sugeridas, assim como a diversidade de exemplos da literatura musical. Como resultado, observou-se que os métodos pesquisados possuem poucos exercícios destinados à prática modal. Além disso, há uma enorme tendência em tratar os solfejos modais como um assunto complementar, apenas nos capítulos finais e sempre relacionando-os com o sistema tonal. Essa deficiência pode dificultar o pleno entendimento da prática modal, o que é um fator limitante para a vida profissional do estudante. 

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Publicado

2021-10-14

Como Citar

Quintana, T. S. (2021). A prática do Solfejo Modal no estudo de Percepção Musical no Brasil: uma revisão bibliográfica. Música Em Foco, 3(1). Recuperado de https://periodicos.ia.unesp.br/index.php/musicaemfoco/article/view/688