John Cage e Merce Cunningham: Colaborativismo e as novas relações entre música e dança

Autores

  • Tatiana Avanço Ribeiro Instituto de Artes da Unesp

Resumo

Abordagens colaborativas em música e dança,exploradas inicialmente no século XX pela Companhiados Balés Russos de Diaghilev, foramamplamente utilizadas por John Cage e MerceCunningham. Por meio das obras dos últimos,foi possível o desenvolvimento de um conceitodenominado ‘independência entre música e dança’.Recorrendo à análise bibliográfica e estudoscoreomusicais, este artigo pretende elucidar ocontexto que favoreceu o início das práticas colaborativasde Cage-Cunningham, bem comoendereçar-se às questões estéticas que elas proporcionaramno que se refere ao relacionamentoentre música e dança. Discute-se os problemasque o termo ‘independência’ pode trazer à interpretaçãodas obras de Cage-Cunningham, e propõe-se que ‘interdependência’ possa ser termomais próximo à inovadora proposta coreomusicaldesses dois artistas.

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Publicado

2021-02-19

Como Citar

Ribeiro, T. A. (2021). John Cage e Merce Cunningham: Colaborativismo e as novas relações entre música e dança. Música Em Foco, 1(1). Recuperado de https://periodicos.ia.unesp.br/index.php/musicaemfoco/article/view/287