https://periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/gateway/plugin/AnnouncementFeedGatewayPlugin/atomRebento: Anúncios2024-11-25T13:05:38+00:00Open Journal SystemsRevista acadêmica interdisciplinar do Departamento de Artes e do Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Artes da Unesp, voltada para os campos das Artes Cênicas, Artes Visuais e Arte/educação.https://periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/announcement/view/85Chamada para artigos: Rebento 21 - Heranças e resistências anti-coloniais no Cone Sul: propostas e percalços em torno do Ensino e da Pesquisa em e com as Artes2024-11-25T13:05:38+00:00Rebento<p><span style="font-weight: 400;">A Revista Rebento abre chamada para contribuições para sua edição de número 21. Com o título "</span><strong>Heranças e resistências anti-coloniais no Cone Sul: propostas e percalços em torno do Ensino e da Pesquisa em e com as Artes</strong><span style="font-weight: 400;">", o número 21 pretende mapear os debates nacionais e internacionais em torno dos termos descolonial, decolonial, anticolonial, contra colonial e não colonial no ensino das artes. Estão convidadas a integrar a edição discussões assentadas em torno de três núcleos: 1. as práticas de enfrentamento à herança colonial experimentadas nas áreas do ensino que têm as artes em seus processos de construção de saberes; 2. as violências sofridas por docentes, artistas e estudantes diante da manutenção dos sistemas de poder colonialistas no século XXI; 3. propostas de resistência contra colonial, em diálogo com os movimentos sociais em curso. A Editoria deste número, a cargo do Grupo de Pesquisa Performatividades e Pedagogias, coordenado pela Profa. Dra. Carminda Mendes André, entende no conceito de colonialidade a identificação do colonialismo, vigente mesmo após a independência das Colônias; a partir do que questiona as atuais estratégias de silenciamento de pessoas, grupos e epistemes e como têm sido enfrentadas. Conforme descreve o mexicano Pablo González Casanova (2006), a colonialidade é estrutural, perpetuando seu projeto de dominação nos campos econômico, político, social e cultural e ameaçando as iniciativas anti-coloniais de caráter educacional, apesar da disseminação crescente, na reflexão sobre as artes, de conceituações que evidenciam a lógica duradoura da Modernidade-Colonialidade. Em </span><em><span style="font-weight: 400;">Os Condenados da Terra</span></em><span style="font-weight: 400;">, Frantz Fanon (2022) insiste que “[...] a cultura nacional, nos países subdesenvolvidos, deve situar-se, pois, no centro da própria luta popular. [...] uma luta constante contra as novas formas de colonialismo e uma negação obstinada de não nos deixarmos iludir” (Fanon, 2022, p. 17). Na realidade brasileira, as abordagens que desafiam a colonialidade nos mais diversos processos artísticos e arte-educativos, formais e não-formais, estão alinhados com as lutas populares? Por outro lado, a arte-educação integra-se à agenda de interesses e ao cotidiano dos movimentos? Como essa relação poderia ser fortalecida, para que se pratique efetivamente iniciativas não coloniais nas artes e na educação, ensaiando outros modos de existência? Como os e as agentes da cultura e da educação se preparam para conhecer e destituir as novas facetas da dominação e do saque colonial? De que modo as instituições de ensino superior nutrem as perspectivas de resistência nos modos de ensinar e aprender, incluindo repertórios e materiais? As inquietações nacionais movidas pela perspectiva decolonial logram constituir redes com outras iniciativas latinoamericanas, que também se contraponham às violências perpetuadas no Novo Continente desde o chamado "descobrimento"? Contribuições na forma de artigos, resenhas de livros, cadernos de artista, relatos de processo, traduções, glossários de termos, podcasts e ensaios visuais devem ser enviadas para a plataforma da Revista Rebento (https://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento) até 01/03/2025, para publicação em Junho-Julho de 2025.</span></p>2024-11-25T13:05:38+00:00https://periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/announcement/view/84Chamada para artigos: Rebento 20 - Últimos dias para submissões2024-11-25T12:47:59+00:00Rebento<p class="p1">Com o interesse de aprofundar o debate sobre o "fora", o "proibido", o "apagado", o "improvável", o "negativo" e o "inacabado", convidamos à exposição nesta edição de criações e reflexões que reconheçam a potência das coxias, salas de ensaio, laboratórios, estúdios, ateliês, oficinas, blocos de anotação e outros espaços onde fermentam processos; assim como de linguagens limítrofes e sujeitos considerados sem-cabimento. Na obscenidade, compreendemos também o que está ausente ou ainda informe na historiografia, na dramaturgia, no espaço expositivo e no escopo da crítica, buscando participar sem pretender ser parte de, ou motivando-se pelo obsceno, no sentido do que é controverso às normas de decência, boa medida, comedimento e pudor, ou que se impõe por trás e apesar delas. Caberia às artes visuais, ao teatro e à dança a tarefa de provocar ampliações dos limites da moralidade pública aceitos em determinados ambientes? Para além dessas proposições, a edição 20 da Rebento convoca nesta chamada a produção de materiais que discutam a dominância do pensamento ocularcêntrico nas práticas e concepções teóricas contemporâneas de e sobre as artes, ainda herdeiras da clareza e racionalidade iluministas e da lógica imagética moderna e, assim, devotas da realização e fruição pelo olhar. Em paralelo, pergunta o que pode ser excitado por meio de outros sentidos, ou o que resulta da super-visualidade, num mundo onde o excesso de imagens não está restrito às produções em artes, mas pujante nas inúmeras investidas da sociedade do espetáculo, da pornografia à publicidade? Em contraposição às convenções da representação e figuração, de que maneira se constituem as propostas de desmaterialização, ou os desafios da invisibilidade? Como se expressam sujeitos emergentes de culturas de dimensões tátil, cinestésica ou auditiva, em que o que é dado a perceber requer imaginações mais ambivalentes? As formas de estetização e paradigmas estéticos concebidos pelos primados da visão e dependentes da ficção de uma obra fechada, de sentido totalizador, produzem experiências sociais e políticas específicas? Contribuições, na forma de artigos, resenhas de livros, cadernos de artista, relatos de processo, glossários de termos, podcasts e ensaios visuais, devem ser enviadas para a plataforma da Revista Rebento (<https://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/announcement/view/66>) até 30/11/2024, para publicação em Fevereiro de 2025.</p>2024-11-25T12:47:59+00:00https://periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/announcement/view/83Chamada para artigos: Rebento 20 - Reabertura das submissões2024-10-16T14:47:45+00:00Rebento<p class="p1">Com o interesse de aprofundar o debate sobre o "fora", o "proibido", o "apagado", o "improvável", o "negativo" e o "inacabado", convidamos à exposição nesta edição de criações e reflexões que reconheçam a potência das coxias, salas de ensaio, laboratórios, estúdios, ateliês, oficinas, blocos de anotação e outros espaços onde fermentam processos; assim como de linguagens limítrofes e sujeitos considerados sem-cabimento. Na obscenidade, compreendemos também o que está ausente ou ainda informe na historiografia, na dramaturgia, no espaço expositivo e no escopo da crítica, buscando participar sem pretender ser parte de, ou motivando-se pelo obsceno, no sentido do que é controverso às normas de decência, boa medida, comedimento e pudor, ou que se impõe por trás e apesar delas. Caberia às artes visuais, ao teatro e à dança a tarefa de provocar ampliações dos limites da moralidade pública aceitos em determinados ambientes? Para além dessas proposições, a edição 20 da Rebento convoca nesta chamada a produção de materiais que discutam a dominância do pensamento ocularcêntrico nas práticas e concepções teóricas contemporâneas de e sobre as artes, ainda herdeiras da clareza e racionalidade iluministas e da lógica imagética moderna e, assim, devotas da realização e fruição pelo olhar. Em paralelo, pergunta o que pode ser excitado por meio de outros sentidos, ou o que resulta da super-visualidade, num mundo onde o excesso de imagens não está restrito às produções em artes, mas pujante nas inúmeras investidas da sociedade do espetáculo, da pornografia à publicidade? Em contraposição às convenções da representação e figuração, de que maneira se constituem as propostas de desmaterialização, ou os desafios da invisibilidade? Como se expressam sujeitos emergentes de culturas de dimensões tátil, cinestésica ou auditiva, em que o que é dado a perceber requer imaginações mais ambivalentes? As formas de estetização e paradigmas estéticos concebidos pelos primados da visão e dependentes da ficção de uma obra fechada, de sentido totalizador, produzem experiências sociais e políticas específicas? Contribuições, na forma de artigos, resenhas de livros, cadernos de artista, relatos de processo, glossários de termos, podcasts e ensaios visuais, devem ser enviadas para a plataforma da Revista Rebento (<https://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/announcement/view/66>) até 16/11/2024, para publicação em Fevereiro de 2025.</p>2024-10-16T14:47:45+00:00https://periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/announcement/view/82Chamada para artigos: Última semana para submissões - Rebento no. 202024-07-09T03:38:15+00:00Rebento<p>Com o interesse de aprofundar o debate sobre o "fora", o "proibido", o "apagado", o "improvável", o "negativo" e o "inacabado", convidamos à exposição nesta edição de criações e reflexões que reconheçam a potência das coxias, salas de ensaio, laboratórios, estúdios, ateliês, oficinas, blocos de anotação e outros espaços onde fermentam processos; assim como de linguagens limítrofes e sujeitos considerados sem-cabimento. Na obscenidade, compreendemos também o que está ausente ou ainda informe na historiografia, na dramaturgia, no espaço expositivo e no escopo da crítica, buscando participar sem pretender ser parte de, ou motivando-se pelo obsceno, no sentido do que é controverso às normas de decência, boa medida, comedimento e pudor, ou que se impõe por trás e apesar delas. Caberia às artes visuais, ao teatro e à dança a tarefa de provocar ampliações dos limites da moralidade pública aceitos em determinados ambientes? Para além dessas proposições, a edição 20 da Rebento convoca nesta chamada a produção de materiais que discutam a dominância do pensamento ocularcêntrico nas práticas e concepções teóricas contemporâneas de e sobre as artes, ainda herdeiras da clareza e racionalidade iluministas e da lógica imagética moderna e, assim, devotas da realização e fruição pelo olhar. Em paralelo, pergunta o que pode ser excitado por meio de outros sentidos, ou o que resulta da super-visualidade, num mundo onde o excesso de imagens não está restrito às produções em artes, mas pujante nas inúmeras investidas da sociedade do espetáculo, da pornografia à publicidade? Em contraposição às convenções da representação e figuração, de que maneira se constituem as propostas de desmaterialização, ou os desafios da invisibilidade? Como se expressam sujeitos emergentes de culturas de dimensões tátil, cinestésica ou auditiva, em que o que é dado a perceber requer imaginações mais ambivalentes? As formas de estetização e paradigmas estéticos concebidos pelos primados da visão e dependentes da ficção de uma obra fechada, de sentido totalizador, produzem experiências sociais e políticas específicas? Contribuições, na forma de artigos, resenhas de livros, cadernos de artista, relatos de processo, glossários de termos, podcasts e ensaios visuais, devem ser enviadas para a plataforma da Revista Rebento (<https://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/announcement/view/66>) até 15/07/2024, para publicação em Novembro-Dezembro de 2024.</p>2024-07-09T03:38:15+00:00https://periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/announcement/view/81Chamada para artigos: Chamada para Submissões - Revista Rebento n.202024-06-17T16:14:35+00:00Rebento<p>A edição de <strong>no. 20</strong> da Revista Rebento, intitulada "<strong>Obs-cena: investigações sobre o que mal cabe no olhar</strong>" abre chamada para contribuições em torno das possibilidades de expressão avessas às expectativas sobre o que tem sido considerado representável, segundo os paradigmas dominantes nas artes cênicas, nas artes da performance e nas artes visuais. Com o interesse de aprofundar o debate sobre o "fora", o "proibido", o "apagado", o "improvável", o "negativo" e o "inacabado", convidamos à exposição nesta edição de criações e reflexões que reconheçam a potência das coxias, salas de ensaio, laboratórios, estúdios, ateliês, oficinas, blocos de anotação e outros espaços onde fermentam processos; assim como de linguagens limítrofes e sujeitos considerados sem-cabimento.</p> <p> </p> <p>Na obscenidade, compreendemos também o que está ausente ou ainda informe na historiografia, na dramaturgia, no espaço expositivo e no escopo da crítica, buscando participar sem pretender ser parte de, ou motivando-se pelo obsceno, no sentido do que é controverso às normas de decência, boa medida, comedimento e pudor, ou que se impõe por trás e apesar delas. Caberia às artes visuais, ao teatro e à dança a tarefa de provocar ampliações dos limites da moralidade pública aceitos em determinados ambientes? Para além dessas proposições, a edição 20 da Rebento convoca nesta chamada a produção de materiais que discutam a dominância do pensamento ocularcêntrico nas práticas e concepções teóricas contemporâneas de e sobre as artes, ainda herdeiras da clareza e racionalidade iluministas e da lógica imagética moderna e, assim, devotas da realização e fruição pelo olhar.</p> <p> </p> <p>Em paralelo, pergunta o que pode ser excitado por meio de outros sentidos, ou o que resulta da super-visualidade, num mundo onde o excesso de imagens não está restrito às produções em artes, mas pujante nas inúmeras investidas da sociedade do espetáculo, da pornografia à publicidade? Em contraposição às convenções da representação e figuração, de que maneira se constituem as propostas de desmaterialização, ou os desafios da invisibilidade? Como se expressam sujeitos emergentes de culturas de dimensões tátil, cinestésica ou auditiva, em que o que é dado a perceber requer imaginações mais ambivalentes? As formas de estetização e paradigmas estéticos concebidos pelos primados da visão e dependentes da ficção de uma obra fechada, de sentido totalizador, produzem experiências sociais e políticas específicas?</p> <p> </p> <p>As contribuições, na forma de artigos, resenhas de livros, cadernos de artista, relatos de processo, glossários de termos, podcasts e ensaios visuais, devem ser enviadas para a plataforma da Revista Rebento (<https://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/announcement/view/66>) até 15/07/2024, para publicação em Novembro-Dezembro de 2024.</p>2024-06-17T16:14:35+00:00https://periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/announcement/view/80Chamada para artigos: ÚLTIMO DIA PARA CONTRIBUIÇÕES! - Rebento Nº182023-09-20T17:21:51+00:00Rebento<p>A Revista Rebento, do DeArtes e o PPGA-IA/ Unesp, aceita contribuições à edição de número 18, "As ondas dos coletivos de artistas visuais no Brasil: de emergentes a periféricos", até dia 20/09/2023 às 23:59, para publicação em novembro de 2023.</p>2023-09-20T17:21:51+00:00https://periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/announcement/view/79Chamada para artigos: ÚLTIMOS 3 DIAS PARA CONTRIBUIÇÕES! - Rebento Nº 182023-09-18T01:46:32+00:00Rebento<p>A Revista Rebento, do DeArtes e o PPGA-IA/ Unesp, aceita contribuições à edição de número 18, intitulada "As ondas dos coletivos de artistas visuais no Brasil: de emergentes a periféricos", até dia 20/09/2023 às 23:59, para publicação em novembro de 2023.</p>2023-09-18T01:46:32+00:00https://periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/announcement/view/78Chamada para artigos: PRORROGADA: Chamada para Submissões - Revista Rebento Nº182023-09-05T21:07:46+00:00Rebento<p>A Revista Rebento informa que o prazo para submissão de contribuições para a Revista Rebento Nº 18 "As ondas dos coletivos de artistas visuais no Brasil: de emergentes a periféricos" foi prorrogado até 20 de setembro de 2023. A princípio, dia 01/08 seria o último dia para envio dos artigos para o N⁰18 da Rebento, mas em virtude dos problemas técnicos com o envio no sistema e alguns outros problemas, a Equipe Editorial Rebento decidiu abrir uma nova prorrogação, até o dia 20 de setembro, de modo a conseguirmos mais contribuições para a edição.</p>2023-09-05T21:07:46+00:00https://periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/announcement/view/77Chamada para artigos: ÚLTIMO DIA PARA CONTRIBUIÇÕES PARA A Rebento Nº172023-08-15T18:27:39+00:00Rebento<p>A Revista Rebento, do DeArtes e o PPGA-IA/ Unesp, aceita contribuições à edição de número 17, do primeiro semestre 2023, intitulada "Representação e representatividade na produção artística contemporânea", até hoje, 15/08/2023 às 23:59, para publicação em outubro de 2023.</p>2023-08-15T18:27:39+00:00https://periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/announcement/view/76Chamada para artigos: ÚLTIMA SEMANA PARA CONTRIBUIÇÕES! - Rebento Nº 172023-08-08T17:27:46+00:00Rebento<p>A Revista Rebento, do DeArtes e o PPGA-IA/ Unesp, aceita contribuições à edição de número 17, do primeiro semestre 2023, intitulada "Representação e representatividade na produção artística contemporânea", até dia 15/08/2023 às 23:59, para publicação em outubro de 2023.<br /><br /><br /></p>2023-08-08T17:27:46+00:00https://periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/announcement/view/75Chamada para artigos: PRORROGADA Chamada para Submissões - Revista Rebento N°182023-07-30T16:49:51+00:00Rebento<p>A Revista Rebento informa que devido a problemas técnicos ocorridos durante a submissão dos textos nos últimos dias de inscrição, o prazo para submissão de contribuições para a Revista Rebento Nº 18 "As ondas dos coletivos de artistas visuais no Brasil: de emergentes a periféricos" foi prorrogado até 01 de setembro de 2023.</p>2023-07-30T16:49:51+00:00https://periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/announcement/view/74Chamada para artigos: PRORROGADA Chamada para Submissões - Revista Rebento N°172023-07-30T16:47:44+00:00Rebento<p>A Revista Rebento informa que devido a problemas técnicos ocorridos durante a submissão dos textos nos últimos dias de inscrição, o prazo para submissão de contribuições para a Revista Rebento Nº 17 "Representação e representatividade na produção artística contemporânea" foi prorrogado até 15 de agosto de 2023.</p>2023-07-30T16:47:44+00:00https://periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/announcement/view/73Problemas na submissão de trabalhos e prorrogação das Revistas Nº 17 e 182023-07-28T18:57:32+00:00Rebento<p>Nos últimos dias, identificamos dificuldades na submissão dos artigos devido a problemas técnicos em nossa plataforma. A fim de garantir que todos os interessados tenham a oportunidade de enviar suas contribuições, decidimos prorrogar os prazos de submissão para as edições 17 e 18.<br />Estamos cientes da importância de solucionar os problemas técnicos o mais rápido possível. Nossa equipe está trabalhando para corrigir as falhas em nossa plataforma. Acreditamos que, em breve, as dificuldades de submissão serão resolvidas, e todo o processo voltará ao normal.<br />Enquanto isso, queremos auxiliar os autores que desejam submeter seus artigos durante esse período. Portanto, gostaríamos de fornecer algumas dicas para facilitar o processo de submissão:<br />1. Ao anexar o arquivo, clique em editar e em seguida texto do artigo. Salvar e continuar;<br />2. No preenchimento dos resumos (em português e em inglês) evite palavras em negrito, itálico ou sublinhadas. E símbolos como #, @, /, [ ], etc.;<br />3. Caso seu texto possua imagens, para que não ultrapasse o tamanho do arquivo, solicitamos que mantenha as legendas no corpo do texto e envie as fotos em anexo separado.<br />Agradecemos a compreensão de todos os envolvidos e reforçamos nosso compromisso em oferecer um ambiente propício para a disseminação do conhecimento acadêmico. Continuamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas e auxiliar no processo de submissão.<br /> Atenciosamente,<br /> A Equipe Editorial Rebento</p>2023-07-28T18:57:32+00:00https://periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/announcement/view/72Chamada para artigos: ÚLTIMOS 5 DIAS PARA CONTRIBUIÇÕES! - Rebento Nº 172023-07-26T01:49:24+00:00Rebento<p>A Revista Rebento, do DeArtes e o PPGA-IA/ Unesp, aceita contribuições à edição de número 17, do primeiro semestre 2023, intitulada "Representação e representatividade na produção artística contemporânea", até dia 30/07/2023 às 23:59, para publicação em outubro de 2023.</p>2023-07-26T01:49:24+00:00https://periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/announcement/view/71Chamada para artigos: PRORROGAÇÃO DE PRAZO PARA SUBMISSÕES - Revista Rebento 17 2023-07-21T18:30:57+00:00Rebento<p> A edição 17 da revista procura contribuir nas discussões sobre a capacidade da arte contemporânea de reconfigurar e/ou abandonar padrões hegemônicos de representação, no que se refere à criação em artes, para abarcar maior representatividade, diferentes lugares de fala e experiências de vida mais múltiplas. A arte como produção autônoma do real, que vinha sendo contestada pela incapacidade do representante estar pelo representado, toma novos rumos, ao passo que a ideia de representatividade não só questiona aspectos estéticos, mas também limites éticos. Se as relações entre representação e representatividade têm gerado novas relações e teorias nas primeiras décadas do séc. XXI, como tem sido alteradas a forma, a função e o discurso das artes cênicas e visuais? A edição reunirá artigos, textos ficicionais ou ensaísticos, ensaios visuais, entrevistas, manifestos, traduções, resenhas e narrativas de processo, que devem ser enviados para a plataforma da revista (<http://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/about/submissions#onlineSubmissions>), até 30/07/2023. Propostas com temas variados seguem no sistema de fluxo xontínuo. O lançamento do vol. 17 da Revista Rebento está previsto para outubro de 2023. </p>2023-07-21T18:30:57+00:00https://periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/announcement/view/70Chamada para artigos: Último dia para contribuições para a Rebento Nº162023-07-20T17:20:11+00:00Rebento<p>A Revista Rebento, do DeArtes e o PPGA-IA/ Unesp, aceita contribuições à edição de número 16, do primeiro semestre 2023, intitulada<strong> "O desfile das teatralidades marginais coletivas e periféricas: disputas e encontros no teatro de grupo"</strong>, até hoje, 20/07/2023 às 23:59, para publicação em Setembro de 2023.</p>2023-07-20T17:20:11+00:00https://periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/announcement/view/68Chamada para submissões: Rebento Nº 18 - As ondas dos coletivos de artistas visuais no Brasil: de emergentes a periféricos2023-06-19T00:42:39+00:00Rebento<p>A edição Nº 18 da Revista Rebento (DeArtes/PPGA -IA-Unesp) abre chamada para artigos, ensaios, entrevistas, manifestos, narrativas críticas de processos, ensaios visuais, traduções e resenhas a respeito das práticas dos coletivos de artistas no Brasil, com foco nas Artes Visuais – e em seu diálogo (ou fricção) com práticas artísticas internacionais, contemporâneas ou históricas, bem como com discursos e práticas políticas. Estarão em pauta:</p> <p><strong>1)</strong> o fenômeno da ascensão no Brasil dos assim chamados coletivos de artistas, entre finais das décadas de 1990 e o início da década de 2010, marcado tanto pelas "práticas colaborativas" ligadas ao ativismo antiglobalização (e suas estratégias de "visibilidade" midiática das lutas políticas) como pela colaboração desses agrupamentos de artistas com movimentos sociais; bem como a conceitualização teórica da forma-coletivo e sua associação a novas categorizações profissionais (prescritas por instituições e outros agentes do circuito), como as de "jovem artista" ou "artista emergente";</p> <p><strong>2)</strong> a difusão em escala de massas e generalização da forma-coletivo após Junho de 2013 (marco histórico a ser discutido), abarcando todo tipo de atividade espontânea, de origem subalterna e periférica, realizada em pequenos grupos – especificamente atividades culturais (do <em>slam </em>à arte contemporânea), militantes (em geral ligadas a pautas progressistas), assistenciais (do apoio psicológico à distribuição de marmitas), educacionais (de cursinhos populares a oficinas de grafite), ou, em geral, de prestação de serviços criativos (do <em>design </em>gráfico ao corte de cabelos) em regime de trabalho precário. Interessam também análises sobre a "normalização" e incorporação na linguagem cotidiana do termo coletivo – e principalmente, do termo coletiva – para designar o associativismo-cultural em geral;</p> <p><strong>3)</strong> o fenômeno historicamente mais amplo do agrupamento de artistas e da coletivização do trabalho artístico visual – da arte moderna à contemporânea. Incluem-se no mapeamento grupos artísticos e performáticos brasileiros, "pré-coletivos" (como 3NÓS3, A Moreninha, Visorama, Casa 7, por exemplo), em sua relação com a forma-coletivo contemporânea (tal como consolidada internacionalmente desde a década de 1980).</p> <p>Os trabalhos deverão ser submetidos para a plataforma da revista (http://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/about/submissions#onlineSubmissions), de <strong>19/06 a 30/07/2023</strong>. Propostas com temas variados seguem no sistema de fluxo contínuo. O lançamento do Nº 18 da Rebento está previsto para dezembro de 2023.</p> <p> </p>2023-06-19T00:42:39+00:00https://periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/announcement/view/67Chamada para submissões - Revista Rebento no. 17 - Representação e representatividade na produção artística contemporânea2023-05-19T19:10:14+00:00Rebento<p>A Revista Rebento, do DeArtes e do PPGA/IA-Unesp, abre chamada para contribuições à edição de número 17, intitulada "Representação e representatividade na produção artística contemporânea". A edição 17 da revista procura contribuir nas discussões sobre a capacidade da arte contemporânea de reconfigurar e/ou abandonar padrões hegemônicos de representação, no que se refere à criação em artes, para abarcar maior representatividade, diferentes lugares de fala e experiências de vida mais múltiplas. A arte como produção autônoma do real, que vinha sendo contestada pela incapacidade do representante estar pelo representado, toma novos rumos, ao passo que a ideia de representatividade não só questiona aspectos estéticos, mas também limites éticos. Se as relações entre representação e representatividade têm gerado novas relações e teorias nas primeiras décadas do séc. XXI, como tem sido alteradas a forma, a função e o discurso das artes cênicas e visuais? A edição reunirá artigos, textos ficicionais ou ensaísticos, ensaios visuais, entrevistas, manifestos, traduções, resenhas e narrativas de processo, que devem ser enviados para a plataforma da revista (<http://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/about/submissions#onlineSubmissions>), de 19/05/2023 a 15/07/2023. Propostas com temas variados seguem no sistema de fluxo xontínuo. O lançamento do vol. 17 da Revista Rebento está previsto para outubro de 2023. </p>2023-05-19T19:10:14+00:00https://periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/announcement/view/66Chamada para submissões - Revista Rebento Nº 16 - O desfile das teatralidades marginais coletivas e periféricas: disputas e encontros no teatro de grupo2023-05-12T01:27:28+00:00Rebento<p>A edição de nº 16 da Revista Rebento intitulada, "O desfile das teatralidades marginais coletivas e periféricas: disputas e encontros no teatro de grupo" abre chamadas para contribuições que enfoquem as resistências estético-militantes de artistas coletivizados (as) das e nas periferias brasileiras. Em pauta, processos de criação e de invenção em artes cênicas determinados, sobretudo, pelo sujeito histórico teatro de grupo, articulados em recortes histórico, geográfico e/ou estético. A proposta editorial desenha-se como um desfile de escola de samba, em que cabem (1) As comissões de frente: criadores e criadoras que fazem a festa, em períodos distintos; (2) A velha (e permanentemente) reNOVAda guarda: o cordão de fundadores(as) e a transmissão histórica; (3) Passistas e destaques: atrizes e atores, das alas pé no chão ao carro alegórico; (4) Casa de bambas: autores e autoras, diretoras e diretores que preparam a pista e amarram enredos; (5) Apoteoses estéticas e sociais na avenida : recepção e crítica do teatro de grupo. Quais os expedientes de que se apropriam os coletivos , das formas populares de cultura ao teatro épico, perceptíveis em artistas e suas inquietantes obras, criadas em coletividade? Como se organizaram e como se aquilombam hoje? A edição 16 da Rebento sugere a revisitação de lembranças, homenagens tardias e debates em vigor sobre o espaço do teatro de grupo na cena, em suas transformações mais recentes, passando pelos experimentalismos estéticos e descortinando aprofundamentos sobre esse elemento multifacetado, tão determinante da história dessas produções teatrais, pouco ou ainda não documentadas do teatro. Produções artísticas, pensares, apreensões, memórias, metodologias, modelos de produção, discursos, enfrentamentos, percursos imbricados às narrativas individuais e/ou coletivas e outros enfoques podem acrescentar visões sobre os deflagradores fundantes nos processos dos coletivos teatrais e os pontos de vista e proposições práxicas que regem suas trajetórias. Portanto, e havendo materiais, pretende-se que o tema: "O desfile das teatralidades marginais coletivas e periféricas: disputas e encontros no teatro de grupo" possa ser apresentado em mais de um número. As contribuições, nas formas de artigos, resenhas de livros, cadernos de artista, relatos de processo, glossários de termos e ensaios visuais, devem ser enviadas para a plataforma da Revista Rebento (<http://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento>), de 11/05/2023 a 30/06/2023, para publicação em setembro de 2023.</p>2023-05-12T01:27:28+00:00https://periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/announcement/view/65last weeks for contributions - Rebento 152021-09-18T13:48:26+00:00Rebento<p>The Editorial Board of <strong>Rebento Journal</strong>, by DeArtes and PPGA-IA/Unesp, accepts contributions to the 15th edition, of the second half of 2021, entitled "Sensations, emotions and affections: possibilities of feeling in contemporary performativities".The edition aims to contribute to the discussion about the ways of feeling in different areas of artistic creation. In the field of theatre, the game with emotions has always been referenced to the work of the performer, both in their interactions with each other, and in their relationships with the spectators. The theme of sensations, however, has expanded, based on the understanding that all compositional elements affect each other reciprocally, generating ways of feeling that can be organized by each of the elements called for the production of meaning. In the case of theater, affectation can be called for by the design of light and sounds, by the presence and scenic action, by scenography, costumes, the ordering of the set, textualities, etc. In addition, the new performativities have been dedicated to the possibilities of producing sensations also in the direct apprehension of life, from urban displacements, creations of relational objects, parties, rituals, etc. The visual arts also seek to operate on sensoriality, synesthesia, memory and feeling, through compositions, colors, contexts, materials, etc., generating relationships (positive and negative) and emotional satisfaction, which make the construction richer and more complex. of the works. These are experiments that move from the notion of an object of pure aesthetic enjoyment to conceive art as interaction, in which the active and embodied attitude of reception weighs; or even manifestations that elaborate new ways of understanding the necessary construction of affective circuits. The edition will bring together articles, fictional texts, essays, visual essays, interviews, manifests, translations and narratives of processes that can address the various relationships between art and emotions, sensations, affections or any other way of naming what makes us more sensitive towards life. All contributions must be sent to the journal's platform (http://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/about/submissions#onlineSubissions), from August 6th to October 8th. Proposals with varied themes follow the continuous flow system. The launch of Volume 15 of the Rebento Journal - "Sensations, emotions and affections: possibilities of feeling in contemporary theatrics and performativities" is scheduled for December 2021.</p>2021-09-18T13:48:26+00:00https://periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/announcement/view/35Últimas semanas para contribuições - Rebento 15 - Sensações, emoções e afetos: possibilidades do sentir nas performatividades contemporâneas.2021-09-18T13:28:55+00:00Rebento<p>A Revista Rebento, do DeArtes e o PPGA-IA/ Unesp, aceita contribuições à edição de número 15, do segundo semestre 2021, intitulada "<strong>Sensações, emoções e afetos: possibilidades do sentir nas performatividades e visualidades contemporâneas"</strong>. A edição tem por objetivo contribuir para a discussão sobre os modos do sentir em diversos âmbitos da criação artística. No campo da cena, o jogo com as emoções sempre foi referenciado ao trabalho do e da performer, tanto nas interações destes entre si, quanto nas relações com os(as) espectadores(as). O tema das sensações, contudo, têm se expandido, a partir da compreensão de que todos os elementos compositivos afetam-se reciprocamente, gerando formas de sentir que podem ser organizadas por cada um dos elementos chamados à produção de sentido. No caso do teatro, a afetação pode ser convocada pelo desenho de luz e de sonoridades, pela presença e ação cênica, pela cenografia, pelos figurinos, pela ordenação do conjunto, pelas textualidades etc. Além disso, as novas performatividades têm se dedicado às possibilidades de produzir sensações também na apreensão direta da vida, a partir de deslocamentos urbanos, criações de objetos relacionais, festas, rituais etc. As artes visuais também buscam operar sobre a sensorialidade, a sinestesia, a memória e o sentimento, por meio das composições, cores, contextos, materiais etc, gerando relações (positivas e negativas) e satisfação emocional, que tornam mais rica e complexa a construção das obras. São experimentações que se deslocam da noção de objeto de pura fruição estética para conceber a arte como interação, em que pesa a atitude ativa e corporificada da recepção; ou mesmo manifestações que elaboram novas formas de se compreender a necessária construção de circuitos afetivos. A edição reunirá artigos, textos ficcionais ou ensaísticos, ensaios visuais, entrevistas, manifestos, traduções e narrativas de processos que possam abordar as diversas relações da arte com as emoções, sensações, afetos ou quaisquer outras formas de se nomear aquilo que nos torna mais sensíveis à vida. Todas as contribuições devem ser enviadas para a plataforma da revista (<a href="/index.php/rebento/about/submissions%2523onlineSubissions"><span>http://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/about/submissions#onlineSubissions</span></a>), de 06 de agosto a 08 de outubro. Propostas com temas variados seguem no sistema de fluxo contínuo. O lançamento do Volume 15 da Revista "<strong>Rebento- Sensações, emoções e afectos: possibilidades do sentir nas teatralidades e performatividades contemporâneas"</strong> está previsto para dezembro de 2021.</p><div> </div>2021-09-18T13:28:55+00:00https://periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/announcement/view/31Deadline extension for submissions2021-04-11T19:07:36+00:00Rebento<p dir="ltr"><span>The Editorial Board of Rebento Magazine, from DeArtes-Department of Arts and PPGA-IA/Unesp, extends the deadline for submissions for issue number 14, entitled "To resist together: arts, university and forms of shared creation". </span><span>The edition intends to record the memory of different artistic creation experiences that have the university as a meeting point and cradle of artistic collectives. It recovers the history of the process in which the academic institution, becoming a more welcoming space for researchers-artists teachers, also starts to house young artists and groups that, afterwards, integrating themselves into the professional scene, bring a coherent thought to the arts with the concerns of research and the reinvention of languages, nourished by academic study and experimental interest. In continuity, group production also becomes an engine of academic research, renewing the canon and causing insertion in the theoretical field of inventive risk, typical of practice in the arts. With the opening of higher education courses in the areas of theater, dance, music and visual arts to a greater diversity of subjects, it is noteworthy the arrival of new perspectives and life experiences in higher education, which determine the professionalization of collectives with even more multiple characteristics, in terms of its members, interests and artistic processes; which modifies the forces in dispute at the intersection of arts, university and forms of shared creation. Observing these movements, the</span><span> Rebento Magazine </span><span>invites the critical verification of the already faced and current challenges, as well as the projection of futures for the collective artistic practices and for the studies on its agents, assumptions and paths, having the university as a differential. It will be discussed the interrelationships between creation in arts and teaching;</span><span>emergency and variations in devising processes; reinventions of political art and group resistance; experiences in collectivity, a</span><span>quilombamentos</span><span> and networks and their roles in the formation and professionalization of the artist; multiple profiles of collectives and their social function; and dialogues between research, practice and creation in contemporary artistic groups, among other approaches that will compose the edition, presented in the form of articles, fictional or essay texts, visual essays, interviews, translations and process narratives. All contributions must be sent to the journal's platform (http://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/about/submissions#onlineSubissions), until May 10, 2021. Proposals with different themes follow in the continuous flow system. The launch of Volume 14 of Revista Rebento - To resist together: arts, university and forms of shared creation is scheduled for July 2021.</span></p>2021-04-11T19:07:36+00:00https://periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/announcement/view/30Prorrogação de prazo para submissões - Rebento 142021-04-11T19:05:29+00:00Rebento<span id="docs-internal-guid-766745fd-7fff-a75c-a61e-831183381f3c"><span>A Editoria da Revista Rebento, publicação do DeArtes e do PPGA-IA/ Unesp, prorroga o prazo para submissões para a edição de número 14, do primeiro semestre de 2021, intitulada </span><span>Para resistir juntos: artes, universidade e formas de criação compartilhada</span><span>. A edição pretende registrar a memória de diferentes experiências de criação em artes que têm a universidade como ponto de encontro e berço de coletivos artísticos. Recupera a história do processo em que a instituição acadêmica, tornando-se espaço de acolhimento de docentes pesquisadores-artistas, também passa a abrigar jovens artistas e grupos que, a seguir, integrando-se ao cenário profissional, trazem para as artes um pensamento coerente com as inquietações de investigação e de reinvenção das linguagens, nutrido pelo estudo acadêmico e pelo interesse experimental. Em continuidade, a produção em grupo torna-se também motor de pesquisas acadêmicas, renovando o cânone e provocando a inserção no campo teórico do risco inventivo, típico da prática em artes. Com a abertura dos cursos em nível superior nas áreas de teatro, dança, música e artes visuais a uma maior diversidade de sujeitos, é notável a chegada ao ensino superior de novas perspectivas, que determinam a profissionalização de coletivos de características ainda mais múltiplas, em termos dos seus integrantes, interesses e processos artísticos; o que modifica as forças em disputa no cruzamento entre artes, universidade e formas de criação compartilhada. Observando esses movimentos, a Rebento convida à verificação crítica dos desafios enfrentados e atuais, bem como à projeção de futuros para as práticas artísticas coletivas e para os estudos sobre seus agentes, pressupostos e percursos, tendo a universidade como diferencial. Serão tematizados as inter-relações entre criação em artes e docência; emergência e variações do colaborativo; reinvenções da arte política e da resistência em grupo; experiências em coletividade, aquilombamentos e redes e seu papel na formação e profissionalização do(a) artista; múltiplos perfis dos coletivos em atuação e sua função social; e diálogos entre pesquisa, prática e criação nos grupos artísticos contemporâneos, dentre outras abordagens que comporão a edição, apresentadas na forma de artigos, textos ficcionais ou ensaísticos, ensaios visuais, entrevistas, traduções e narrativas de processo. O prazo para as contribuições, que devem ser enviadas para a plataforma da revista (</span><a href="/index.php/rebento/about/submissions#onlineSubissions"><span>http://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/about/submissions#onlineSubissions</span></a><span>), foi estendido até 10 de Maio de 2021. Propostas com temas variados seguem no sistema de fluxo contínuo. O lançamento do Volume 14 da Revista Rebento - </span><span>Para resistir juntos: artes, universidade e formas de criação compartilhada</span><span> está previsto para Julho de 2021.</span></span>2021-04-11T19:05:29+00:00https://periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/announcement/view/29Call for proposals: Rebento Journal issue 14 - To resist together: arts, university and forms of shared creation2021-03-02T23:05:56+00:00Rebento<p><span>The Editorial Board of <strong>Rebento Magazine</strong>, from DeArtes and the PPGA-IA / Unesp, opens a call for the 14th edition, of the first semester of 2021, entitled "<strong>To resist together: arts, university and forms of shared creation</strong>". The edition intends to record the memory of different artistic creation experiences that have the university as a meeting point and cradle of artistic collectives. It recovers the history of the process in which the academic institution, becoming a more welcoming space for researchers-artists teachers, also starts to house young artists and groups that, afterwards, integrating themselves into the professional scene, bring a coherent thought to the arts with the concerns of research and the reinvention of languages, nourished by academic study and experimental interest. In continuity, group production also becomes an engine of academic research, renewing the canon and causing insertion in the theoretical field of inventive risk, typical of practice in the arts. With the opening of higher education courses in the areas of theater, dance, music and visual arts to a greater diversity of subjects, it is noteworthy the arrival of new perspectives and life experiences in higher education, which determine the professionalization of collectives with even more multiple characteristics, in terms of its members, interests and artistic processes; which modifies the forces in dispute at the intersection of arts, university and forms of shared creation. Observing these movements, the<strong> Rebento Magazine </strong>invites the critical verification of the already faced and current challenges, as well as the projection of futures for the collective artistic practices and for the studies on its agents, assumptions and paths, having the university as a differential. It will be discussed the interrelationships between creation in arts and teaching;<strong> </strong>emergency and variations in devising processes; reinventions of political art and group resistance; experiences in collectivity, a<em>quilombamentos</em> and networks and their roles in the formation and professionalization of the artist; multiple profiles of collectives and their social function; and dialogues between research, practice and creation in contemporary artistic groups, among other approaches that will compose the edition, presented in the form of articles, fictional or essay texts, visual essays, interviews, translations and process narratives. All contributions must be sent to the journal's platform (http://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/about/submissions#onlineSubissions), until April 10, 2021. Proposals with different themes follow in the continuous flow system. The launch of Volume 14 of Revista Rebento - <strong>To resist together: arts, university and forms of shared creation </strong>is scheduled for July 2021.</span></p>2021-03-02T23:05:56+00:00https://periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/announcement/view/28Chamada para contribuições - Rebento 14 - Para resistir juntos: artes, universidade e formas de criação compartilhada2021-03-02T23:04:31+00:00Rebento<p><span>A Editoria da Revista Rebento, do DeArtes e o PPGA-IA/ Unesp abre chamada para a edição de número 14, do primeiro semestre de 2021, intitulada <strong>Para resistir juntos: artes, universidade e formas de criação compartilhada</strong>. A edição pretende registrar a memória de diferentes experiências de criação em artes que têm a universidade como ponto de encontro e berço de coletivos artísticos. Recupera a história do processo em que a instituição acadêmica, tornando-se espaço de acolhimento de docentes pesquisadores-artistas, também passa a abrigar jovens artistas e grupos que, a seguir, integrando-se ao cenário profissional, trazem para as artes um pensamento coerente com as inquietações de investigação e de reinvenção das linguagens, nutrido pelo estudo acadêmico e pelo interesse experimental. Em continuidade, a produção em grupo torna-se também motor de pesquisas acadêmicas, renovando o cânone e provocando a inserção no campo teórico do risco inventivo, típico da prática em artes. Com a abertura dos cursos em nível superior nas áreas de teatro, dança, música e artes visuais a uma maior diversidade de sujeitos, é notável a chegada ao ensino superior de novas perspectivas, que determinam a profissionalização de coletivos de características ainda mais múltiplas, em termos dos seus integrantes, interesses e processos artísticos; o que modifica as forças em disputa no cruzamento entre artes, universidade e formas de criação compartilhada. Observando esses movimentos, a Rebento convida à verificação crítica dos desafios enfrentados e atuais, bem como à projeção de futuros para as práticas artísticas coletivas e para os estudos sobre seus agentes, pressupostos e percursos, tendo a universidade como diferencial. Serão tematizados as inter-relações entre criação em artes e docência; emergência e variações do colaborativo; reinvenções da arte política e da resistência em grupo; experiências em coletividade, aquilombamentos e redes e seu papel na formação e profissionalização do(a) artista; múltiplos perfis dos coletivos em atuação e sua função social; e diálogos entre pesquisa, prática e criação nos grupos artísticos contemporâneos, dentre outras abordagens que comporão a edição, apresentadas na forma de artigos, textos ficcionais ou ensaísticos, ensaios visuais, entrevistas, traduções e narrativas de processo. Todas as contribuições devem ser enviadas para a plataforma da revista (<a href="/index.php/rebento/about/submissions#onlineSubissions"><span>http://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/about/submissions#onlineSubissions</span></a>), até 10 de Abril de 2021. Propostas com temas variados seguem no sistema de fluxo contínuo. O lançamento do Volume 14 da Revista Rebento - <strong>Para resistir juntos: artes, universidade e formas de criação compartilhada</strong> está previsto para Julho de 2021.</span></p><div><span><br /></span></div>2021-03-02T23:04:31+00:00https://periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/announcement/view/27Deadline extension – Rebento Journal - number 132020-11-05T17:00:27+00:00Rebento<span>Rebento Journal issue 13, entitled "The one who says yes, the one who says no: teaching experiences in Remote Teaching and Distance Education in Arts”, </span><strong>opens call for submissions</strong><span> that expose and discuss the resignification of pedagogical processes in training practices in arts in pandemic times, in public and private colleges, as well as professional courses. When all relational processes have been resized, also those of a pedagogical nature, instituted by presence and dialogism, one encounters new challenges in the integration of technological resources and virtual spaces. Tactical-pedagogical stratagems, active methodologies and interactive environments support the sum of non-face-to-face communication to today's teaching-learning, in a context of debates, adhesions, meetings and inventions, as well as setbacks, immediacy, precariousness, digital exclusion and inequalities, that concern the social function and "value" of arts education. This edition will seek to constitute a production in episodes, in which the contradictory dimension of the issue is brought to public examination by listening to different voices that call for their right to teaching-learning experiences. The proposal will bring together written texts (in fictional or essay form), visual essays, audiovisual records (of teaching activities or creative processes derived from classes), interviews, manifestos, translations and narratives of processes; materials that register and disseminate the impasses of the present moment in the history of humanity. The editorial staff will be led by invited professors Alexandre Mate, Simone Carleto, the Amorada Research Group and the Editorial Team of the magazine. All contributions must be submitted to the magazine's platform (</span><a href="/index.php/rebento/about/submissions">http://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/about/submissions</a><span>) by 15 November 2020. Proposals with varied themes are still accepted in the continuous flow system. The publication of Volume 13 of </span><strong><em>Revista Rebento The one who says yes, the one who says no: teaching experiences with Remote Education and Distance Education in Arts</em></strong><span> is scheduled for the end of the second semester of 2020.</span>2020-11-05T17:00:27+00:00https://periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/announcement/view/26PRORROGAÇÃO DE PRAZO PARA SUBMISSÕES -Revista Rebento v.132020-11-05T16:58:53+00:00Rebento<span>A Revista Rebento 13, </span><span>intitulada</span><strong> Aquele que diz sim, aquele que diz não: experiências docentes com o Ensino Remoto e a Educação à Distância em Artes</strong><span>, abre chamada para contribuições que exponham e discutam sobre a ressignificação dos processos pedagógicos nas práticas formativas em artes em tempos de pandemia, nas faculdades públicas e particulares, assim como nos cursos profissionalizantes. Quando todos os processos relacionais têm sido redimensionados, também os de natureza pedagógica, instituídos pela presença e dialogismo, encontram novos desafios com a integração dos recursos tecnológicos e espaços virtuais. Estratagemas tático-pedagógicos, metodologias ativas e ambientes interativos apoiam a somatória da comunicação não-presencial ao ensino-aprendizado de hoje, num contexto de debates, adesões, encontros e invenções, assim como de contrariedades, imediatismos, precarização, exclusão digital e desigualdades, que dizem respeito à função social e ao "valor" da educação em artes. A edição buscará constituir uma produção em episódios, em que a dimensão contraditória da questão seja trazida ao exame público por meio da escuta de vozes diferenciadas que conclamam seu direito às experiências de ensino-aprendizado. A proposta reunirá textos escritos (em forma ficcional ou ensaística), ensaios visuais, registros audiovisuais (de atividades docentes ou processos criativos derivados de aulas), entrevistas, manifestos, traduções e narrativas de processos; materiais que registram e divulgam os impasses do presente momento na História da humanidade. A editoria será conduzida pelos professores convidados Alexandre Mate, Simone Carleto, Grupo de Pesquisa Amorada e a Equipe editorial da revista. Todas as contribuições devem ser enviadas para a plataforma da revista </span><a href="/index.php/rebento/about/submissions">(http://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/about/submissions)</a><span> até </span><strong>15 de Novembro de 2020</strong><span>. Propostas com temas variados seguem no sistema de fluxo contínuo. O lançamento do Volume 13 da Revista Rebento do do DeArtes e o PPGA-IA/ Unesp está previsto para o final do segundo semestre de 2020.</span>2020-11-05T16:58:53+00:00https://periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/announcement/view/24Call for proposals: Rebento Journal issue 13, entitled "The one who says yes, the one who says no: teaching experiences with Remote Education and Distance Education in Arts”2020-09-26T00:00:00+00:00RebentoRebento Journal issue 13, entitled "The one who says yes, the one who says no: teaching experiences in Remote Teaching and Distance Education in Arts”, <strong>opens call for submissions</strong> that expose and discuss the resignification of pedagogical processes in training practices in arts in pandemic times, in public and private colleges, as well as professional courses. When all relational processes have been resized, also those of a pedagogical nature, instituted by presence and dialogism, one encounters new challenges in the integration of technological resources and virtual spaces. Tactical-pedagogical stratagems, active methodologies and interactive environments support the sum of non-face-to-face communication to today's teaching-learning, in a context of debates, adhesions, meetings and inventions, as well as setbacks, immediacy, precariousness, digital exclusion and inequalities, that concern the social function and "value" of arts education. This edition will seek to constitute a production in episodes, in which the contradictory dimension of the issue is brought to public examination by listening to different voices that call for their right to teaching-learning experiences. The proposal will bring together written texts (in fictional or essay form), visual essays, audiovisual records (of teaching activities or creative processes derived from classes), interviews, manifestos, translations and narratives of processes; materials that register and disseminate the impasses of the present moment in the history of humanity. The editorial staff will be led by invited professors Alexandre Mate, Simone Carleto, the Amorada Research Group and the Editorial Team of the magazine. All contributions must be submitted to the magazine's platform (<a href="/index.php/rebento/about/submissions">http://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/about/submissions</a>) by 10 November 2020. Proposals with varied themes are still accepted in the continuous flow system. The publication of Volume 13 of <strong><em>Revista Rebento The one who says yes, the one who says no: teaching experiences with Remote Education and Distance Education in Arts</em></strong> is scheduled for the end of the second semester of 2020.2020-09-26T00:00:00+00:00https://periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/announcement/view/23Chamada para colaborações - REBENTO 13 - Aquele que diz sim, aquele que diz não: experiências docentes com o Ensino Remoto e a Educação à Distância em Artes2020-09-14T00:00:00+00:00Rebento<p><span>A Revista Rebento 13, </span>intitulada<strong> Aquele que diz sim, aquele que diz não: experiências docentes com o Ensino Remoto e a Educação à Distância em Artes</strong>, abre chamada para contribuições que exponham e discutam sobre a ressignificação dos processos pedagógicos nas práticas formativas em artes em tempos de pandemia, nas faculdades públicas e particulares, assim como nos cursos profissionalizantes. Quando todos os processos relacionais têm sido redimensionados, também os de natureza pedagógica, instituídos pela presença e dialogismo, encontram novos desafios com a integração dos recursos tecnológicos e espaços virtuais. Estratagemas tático-pedagógicos, metodologias ativas e ambientes interativos apoiam a somatória da comunicação não-presencial ao ensino-aprendizado de hoje, num contexto de debates, adesões, encontros e invenções, assim como de contrariedades, imediatismos, precarização, exclusão digital e desigualdades, que dizem respeito à função social e ao "valor" da educação em artes. A edição buscará constituir uma produção em episódios, em que a dimensão contraditória da questão seja trazida ao exame público por meio da escuta de vozes diferenciadas que conclamam seu direito às experiências de ensino-aprendizado. A proposta reunirá textos escritos (em forma ficcional ou ensaística), ensaios visuais, registros audiovisuais (de atividades docentes ou processos criativos derivados de aulas), entrevistas, manifestos, traduções e narrativas de processos; materiais que registram e divulgam os impasses do presente momento na História da humanidade. A editoria será conduzida pelos professores convidados Alexandre Mate, Simone Carleto, Grupo de Pesquisa Amorada e a Equipe editorial da revista. Todas as contribuições devem ser enviadas para a plataforma da revista <a href="/index.php/rebento/about/submissions">(http://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/about/submissions)</a> até <strong>10 de Novembro de 2020</strong>. Propostas com temas variados seguem no sistema de fluxo contínuo. O lançamento do Volume 13 da Revista Rebento do do DeArtes e o PPGA-IA/ Unesp está previsto para o final do segundo semestre de 2020.</p>2020-09-14T00:00:00+00:00