Lab Voz
reflexões para uma possível pedagogia da experimentação vocal
Resumo
O artigo tece reflexões sobre os procedimentos artístico-pedagógicos experienciados na condução do Laboratório de Experimentação Vocal (Lab Voz), que integrou as ações do mestrado, realizado junto ao PPG Artes da Unesp. A pesquisa versa sobre a performatividade vocal como gesto estimulante na criação da cena, na composição da personagem e na lida com o texto, para além das palavras. Nosso ponto de partida é a compreensão da voz numa perspectiva integrada, ou seja, voz como corpo; um campo de investigação sobre a materialidade sonora da voz e suas múltiplas dimensões (corpórea, emocional, política). Trata-se de uma abordagem criativa da voz, como impulsionadora para a cena e como geradora de possíveis dramaturgias e poéticas, num trabalho que busca aprofundar as relações entre textualidade, musicalidade e vocalidade no sentido de potencializar o uso da voz nas artes da cena.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Rebento não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC:
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.