Olhos nos Olhos (ou respostas ao cartaz das Guerrilla Girls)

Autores

Resumo

O texto a seguir apresenta uma montagem composta a partir de leituras de imagem, relatos, recriações e olhares opositores sobre a obra As mulheres precisam estar nuas para entrar no Museu de Arte de São Paulo? (2017), das Guerrilla Girls, em diálogo com outras imagens presentes na exposição de longa duração do Museu de Arte de São Paulo (MASP), entre 2018 e 2019. A proposta é um recorte/recomposição dos dados coproduzidos durante o trabalho de campo, realizado no museu no mesmo período, referenciada em metodologias da Pesquisa Educacional Baseada em Artes e nos campos da Mediação Cultural, História(s) da Arte e História Oral. Palavras-chave: Leitura de imagem; Olhar opositor; Mediação Cultural; História da Arte.

Biografia do Autor

Auana Lameiras Diniz, Universidade Estadual Paulista

Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Artes da UNESP, área de concentração Artes e Educação, linha de pesquisa Processos Artísticos, Experiências Educacionais e Mediação Cultural, sob orientação da Profª Drª Rejane Galvão Coutinho, com o projeto Entretempos - histórias, conversas e mediações. Integrante do GPIHMAE - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Imagem, História, Memória, Mediação, Arte e Educação (IA-UNESP) e do GEPALA - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Arte Latino-americana (FAALC - UFMS). Em 2012 concluiu a pós-graduação lato sensu em Mediação, Arte, Cultura e Educação na Escola Guignard (UEMG) e em 2008 o bacharelado em Ciências Sociais (PUC-SP). Entre 2009 e 2011 cursou Educação Artística na Escola Guignard (UEMG). Em 2004 cursou como aluna convidada disciplinas nas áreas de História Cultural da Arte e Ciência Política na Universidade de Bremen/Alemanha. Entre 1995 e 2004 praticou e estudou Dança Moderna, Contemporânea e Contato e Improvisação. Profissionalmente colabora em programas de Mediação Cultural e Arte/Educação no Instituto Inhotim, Fábricas de Cultura, Casa de Vidro/Instituto Bardi, unidades do Sesc SP e Centro Cultural Fiesp/Sesi SP. 

Downloads

Publicado

2025-08-07