Uma tendência à mudança nas dinâmicas culturais da cidade do Rio de Janeiro
Coletivos e Cultura DIY
Resumo
O artigo tem como objetivo abordar o surgimento de novos arranjos institucionais de organização coletiva na cidade do Rio de Janeiro, fundamentados em práticas independentes e na cultura DIY (Do It Yourself). Para alcançar esse propósito, a pesquisa de longa duração apresentada neste texto examina como políticas culturais, alinhadas com o conceito de economia criativa ensejaram novos espaços de disseminação cultural na cidade. Para compreender esse fenômeno, a investigação concentra-se em estudos de caso e levantamentos quantitativos específicos de novos arranjos institucionais, isto é, espaços independentes de cultura situados em diferentes regiões do Rio de Janeiro. Esses levantamentos foram complementados com entrevistas realizadas junto a curadores e gestores desses espaços, proporcionando uma pesquisa sociológica qualitativa que procura examinar o modo como as redes sociais são utilizadas e possibilitando a identificação de novos padrões de disseminação e monetização das atividades desenvolvidas por esses locais.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Rebento não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC:
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.