Mulheres da Lagoa
uma experiência do real em cena
Resumo
Mulheres da Lagoa é um espetáculo que está em processo de criação e que pode ser contemplado pelos chamados teatros do real. Em cena estão mulheres que não eram atrizes, mas que trazem para o espetáculo suas próprias histórias e aquelas referentes ao lugar e às tradições que vivenciam. O artigo reflete sobre o contexto em que essas seis mulheres estão inseridas - o povoado de Lagolândia, em Goiás, com seu intenso calendário de festas populares e a mítica história de Santa Dica. Procuro articular meu olhar teatral para a performance cotidiana dessas mulheres com a performance cultural das festas católicas do lugar e, a partir disso, apresento algumas soluções em termos de estrutura dramatúrgica para esse trabalho que venho dirigindo. Palavras-chaves: Teatro do real. Não atrizes. Tradições populares. Performance cultural. Olhar teatral.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Rebento não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC:
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.