Exposição Indumentárias de Orixás: Arte, Mito e Moda no Rito Afro-Brasileiro/Representatividade Contemporânea Não Hegemônica na Universidade
Representatividade Contemporânea Não Hegemônica na Universidade
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo analisar e refletir a respeito da representatividade contemporânea não hegemônica, a partir da ocupação realizada na Galeria Arlindo Costa Pinto instalada no Instituto de Artes da UNESP – “Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho” Campus São Paulo, localizado no bairro da Barra Funda. A ocupação trouxe à luz a exposição Indumentárias de Orixás: Arte, Mito e Moda no Rito Afro-Brasileiro, proposta pelo artista e pesquisador Roberto Santos, sendo o resultado da pesquisa realizada durante o mestrado acadêmico entre 2018 e 2021 em diálogo com sua arte preta contemporânea, experiências vividas no candomblé e na atuação em espaços museais na cidade de São Paulo. Partimos de pressupostos que uma mostra com esse tema, perpassa o paradigma perante o sistema hegemônico das artes contemporâneas, uma vez pautado numa lógica mercadológica e distanciada, propondo aos alunos universitários e público em geral, a aproximação, a ampliação da reflexão e do pertencimento ao que se refere aos aspectos culturais, filosóficos e festivos assentados na diáspora brasileira pelos africanos trazidos para o Brasil durante o período de tráfico e comércio transatlântico, através da mediação realizada pelo artista pesquisador durante a vigência da exposição. Palavras-Chave: Arte Negra Contemporânea. Indumentárias de Orixás. Trajes Negros. Candomblé. Artes Visuais Negras Contemporâneas Não Hegemônicas.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Rebento não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC:
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.