A Guerrilha Rural de Robin Hood contra o Xerife
algumas palavras sobre o Grupo Núcleo e suas primeiras incursões teatrais pela periferia de São Paulo, durante o período da ditadura civil-militar no Brasil
Resumo
O Grupo Núcleo, coletivo teatral paulistano que surgiu em 1969 no Teatro de Arena, e que teve destacada atuação artística e política pela periferia da cidade de São Paulo, durante os anos da ditadura civil-militar. Combinando experimentação artística e engajamento político, o Núcleo desenvolveu expedientes teatrais e táticas de militância que foram importantes no contexto de resistência cultural contra o regime autoritário. Este artigo, produzido a partir de pesquisa documental e entrevistas com ex-integrantes do Núcleo, aborda o espetáculo “Robin Hood e o Xerife”, de 1973, trabalho teatral direcionado ao público infantil que participou das primeiras investidas do grupo por bairros populares que fazia alusões a guerrilha rural em curso no país.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Rebento não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC:
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.