Movimentos Narrados no Tempo-Espaço da Quarentena
Resumo
O texto apresenta narrativas construídas pela experiência vivida em primeira pessoa por quatro dançarinas e educadoras durante o período de confinamento. Traz reflexões emergentes pelos processos internos corporais com temas sobre presença e ausência, saudades e acolhimento, eu e o outro em relações mediadas pela tela no momento da pandemia mundial.Referências
ANGELINI, Mariana. Relato escrito de aula, 2020. Sem paginação [material não publicado].
BOLSANELLO, Débora. A Educação Somática e os conceitos de descondi- cionamento gestual, autenticidade somática e tecnologia interna. Revista Motrivivência. Ano XXIII, no 36, p. 306-322, jun/2011.
COHEN, Bonnie Bainbridge. Sentir, Perceber e Agir. Educação somática pelo Método Body-Mind Centering ®. São Paulo: Edições SESC São Paulo, 2015.
DESENVOLVIMENTO ONTOGENÉTICO. Manual didático do programa de Formação do Educador do Movimento Somático credenciado pela School for Body-Mind Centering®. Brasil 2009-2014. Direção do Programa Adriana Almeida Pees e Direção Educacional de Jens Johannsen.
DURAN, Natália. Relato escrito de aula, 2020. Sem paginação [material não publicado].
ECO, Umberto. Número Zero. Rio de Janeiro.São Paulo: Record, 2015. ESPOSITO, Letícia. Relato escrito de aula, 2020. Sem paginação [material não publicado].
HALBWACHS, Maurice. Cap. II: Memória coletiva e memória histórica. In: ___. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990. p. 53 - 89.
IANO, Mirelle Mei. Relato escrito de aula, 2020. Sem paginação [material não publicado].
ILIESCU, Karina Lumina. Relato escrito de aula, 2020. Sem paginação [material não publicado].
MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. Os paradoxos da memória. In: MIRANDA, Danilo dos Santos (Org.). Memória e cultura: a importância da memória na formação cultural humana. São Paulo: Edições SESC, 2013.
MIRANDA, Regina. Espaços deslocados: poéticas de interação entre arte e tecnologia. Repertório, ano 20, n. 28, Salvador, 2017, p. 298-312. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/revteatro/article/ download/25012/15230. Acesso em: 3 jun. 2020.
PAMUK, Orhan. Meu nome é vermelho. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
QUEIROZ, Clélia Ferraz Pereira de. Corpo, mente, movimento e contato: BMC e Dança, Arte e Ciência. Fortaleza: Expressão Gráfica Editora, 2013.
ROSA, João G. Grande sertão: veredas. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
SAN, Ian. Relato escrito de aula, 2020. Sem paginação [material não pu- blicado].
SANTOS, Boaventura de Sousa. O fim do Império cognitivo: a afirmação das epistemologias do Sul. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
SISTEMA NERVOSO. Manual didático do programa de Formação do Edu- cador do Movimento Somático credenciado pela School for Body-Mind Centering®. Brasil 2009-2014. Direção do programa Adriana Almeida Pees e Direção Educacional de Jens Johannsen.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Rebento não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC:
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.