Movimentos Narrados no Tempo-Espaço da Quarentena

Autores

Resumo

O texto apresenta narrativas construídas pela experiência vivida em primeira pessoa por quatro dançarinas e educadoras durante o período de confinamento. Traz reflexões emergentes pelos processos internos corporais com temas sobre presença e ausência, saudades e acolhimento, eu e o outro em relações mediadas pela tela no momento da pandemia mundial. 

Biografia do Autor

Lilian Freitas Vilela, Ia Unesp

Lilian Freitas VilelaDeArtes - Instituto de ArtesUNESP

Referências

ANGELINI, Mariana. Relato escrito de aula, 2020. Sem paginação [material não publicado].

BOLSANELLO, Débora. A Educação Somática e os conceitos de descondi- cionamento gestual, autenticidade somática e tecnologia interna. Revista Motrivivência. Ano XXIII, no 36, p. 306-322, jun/2011.

COHEN, Bonnie Bainbridge. Sentir, Perceber e Agir. Educação somática pelo Método Body-Mind Centering ®. São Paulo: Edições SESC São Paulo, 2015.

DESENVOLVIMENTO ONTOGENÉTICO. Manual didático do programa de Formação do Educador do Movimento Somático credenciado pela School for Body-Mind Centering®. Brasil 2009-2014. Direção do Programa Adriana Almeida Pees e Direção Educacional de Jens Johannsen.

DURAN, Natália. Relato escrito de aula, 2020. Sem paginação [material não publicado].

ECO, Umberto. Número Zero. Rio de Janeiro.São Paulo: Record, 2015. ESPOSITO, Letícia. Relato escrito de aula, 2020. Sem paginação [material não publicado].

HALBWACHS, Maurice. Cap. II: Memória coletiva e memória histórica. In: ___. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990. p. 53 - 89.

IANO, Mirelle Mei. Relato escrito de aula, 2020. Sem paginação [material não publicado].

ILIESCU, Karina Lumina. Relato escrito de aula, 2020. Sem paginação [material não publicado].

MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. Os paradoxos da memória. In: MIRANDA, Danilo dos Santos (Org.). Memória e cultura: a importância da memória na formação cultural humana. São Paulo: Edições SESC, 2013.

MIRANDA, Regina. Espaços deslocados: poéticas de interação entre arte e tecnologia. Repertório, ano 20, n. 28, Salvador, 2017, p. 298-312. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/revteatro/article/ download/25012/15230. Acesso em: 3 jun. 2020.

PAMUK, Orhan. Meu nome é vermelho. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

QUEIROZ, Clélia Ferraz Pereira de. Corpo, mente, movimento e contato: BMC e Dança, Arte e Ciência. Fortaleza: Expressão Gráfica Editora, 2013.

ROSA, João G. Grande sertão: veredas. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

SAN, Ian. Relato escrito de aula, 2020. Sem paginação [material não pu- blicado].

SANTOS, Boaventura de Sousa. O fim do Império cognitivo: a afirmação das epistemologias do Sul. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

SISTEMA NERVOSO. Manual didático do programa de Formação do Edu- cador do Movimento Somático credenciado pela School for Body-Mind Centering®. Brasil 2009-2014. Direção do programa Adriana Almeida Pees e Direção Educacional de Jens Johannsen.

Downloads

Publicado

2020-06-29

Edição

Seção

PARTE I - Notas reflexivas sobre arte e pandemia