Pandemônicos em Pandemia e o Teatro como Saída em Temp(l)os de Reclusão

Autores

  • Simone Carleto Instituto de Artes da Unesp

Resumo

Trata-se de um relato acerca de processo de criação de um espetáculo que prosseguiu à distância, investigando alternativas para a manutenção do envolvimento na montagem de atores e atrizes em processo de formação. Tomo para exame a encenação semestral dos estudantes do Curso Profissionalizante em Teatro do Centro de Artes Cênicas Walmor Chagas (CAC Walmor Chagas), diante da pandemia do Covid-19. Por videochamadas, exercícios e registros do processo foram praticados, relacionando o contexto com a temática abordada no texto Esse trem chamado desejo, de Luís Alberto de Abreu. Escrita para uma montagem do grupo Galpão, de Belo Horizonte, a dramaturgia foi escolhida pelo grupo do curso do CAC visando pesquisar a criação artística e a construção de personagens a partir do estudo do circo-teatro, do teatro de revista e da comédia popular. Já um desafio grande para tão curto espaço temporal, como prosseguir o processo artístico-formativo diante do isolamento social? Algumas trilhas se desenharam, tendo em vista a temática da peça, que replica a questão: qual a função do teatro e dos artistas no mundo em constante transformação? Assim, o desejo, que se manifesta na vida e na arte, tornou-se mote central, replicando a narrativa presente no texto, que aborda os duplos no palco e no cotidiano, nas instâncias das personagens e dos artistas, que podem vivenciar em suas realidades dramas semelhantes aos de outros. 

Biografia do Autor

Simone Carleto, Instituto de Artes da Unesp

Artista pedagoga (atuação e direção), mestre, doutora e pós-doutoranda em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes da Unesp. Atriz do Canhoto Laboratório de Artes da Representação de 2001 a 2008, com direção de Alexandre Mate. Coordenou a Escola Viva de Artes Cênicas e o Programa Municipal de Fomento ao Teatro e à Dança de Guarulhos. Diretora e assessora de diversos grupos teatrais e autora de ensaios e artigos nas áreas de pedagogia, crítica e interpretação teatral. Professora do Centro de Artes Cênicas Walmor Chagas (CAC Walmor Chagas).

Referências

ABREU, Luís Alberto de. A restauração da narrativa. In: NICOLETE, Adélia. Luís Alberto de Abreu: um teatro de pesquisa. São Paulo: Perspectiva, 2011. p. 599-609.

BILAC, Olavo. Poesias. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1977. p. 245- 257.

BENJAMIN, Walter. O Narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: ___. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sérgio Paulo Rouanet, São Paulo: Brasiliense, 1985. p. 197-221.

MORETTO, Marcio; ORTELLADO, Pablo. O que são fake news e como lidar com notícias falsas. Revista Internacional de Direitos Humanos. SUR 27: Internet e Democracia, v. 15, n. 27, 2018. Disponível em: https://sur.conectas.org/wp-content/uploads/2018/07/sur-27-portugues-marcio-moretto-ribeiro-pablo-ortellado.pdf. Acesso em: 19 mai. 2020.

Downloads

Publicado

2020-06-29

Edição

Seção

PARTE I - Notas reflexivas sobre arte e pandemia