Pandemônicos em Pandemia e o Teatro como Saída em Temp(l)os de Reclusão
Resumo
Trata-se de um relato acerca de processo de criação de um espetáculo que prosseguiu à distância, investigando alternativas para a manutenção do envolvimento na montagem de atores e atrizes em processo de formação. Tomo para exame a encenação semestral dos estudantes do Curso Profissionalizante em Teatro do Centro de Artes Cênicas Walmor Chagas (CAC Walmor Chagas), diante da pandemia do Covid-19. Por videochamadas, exercícios e registros do processo foram praticados, relacionando o contexto com a temática abordada no texto Esse trem chamado desejo, de Luís Alberto de Abreu. Escrita para uma montagem do grupo Galpão, de Belo Horizonte, a dramaturgia foi escolhida pelo grupo do curso do CAC visando pesquisar a criação artística e a construção de personagens a partir do estudo do circo-teatro, do teatro de revista e da comédia popular. Já um desafio grande para tão curto espaço temporal, como prosseguir o processo artístico-formativo diante do isolamento social? Algumas trilhas se desenharam, tendo em vista a temática da peça, que replica a questão: qual a função do teatro e dos artistas no mundo em constante transformação? Assim, o desejo, que se manifesta na vida e na arte, tornou-se mote central, replicando a narrativa presente no texto, que aborda os duplos no palco e no cotidiano, nas instâncias das personagens e dos artistas, que podem vivenciar em suas realidades dramas semelhantes aos de outros.Referências
ABREU, Luís Alberto de. A restauração da narrativa. In: NICOLETE, Adélia. Luís Alberto de Abreu: um teatro de pesquisa. São Paulo: Perspectiva, 2011. p. 599-609.
BILAC, Olavo. Poesias. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1977. p. 245- 257.
BENJAMIN, Walter. O Narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: ___. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sérgio Paulo Rouanet, São Paulo: Brasiliense, 1985. p. 197-221.
MORETTO, Marcio; ORTELLADO, Pablo. O que são fake news e como lidar com notícias falsas. Revista Internacional de Direitos Humanos. SUR 27: Internet e Democracia, v. 15, n. 27, 2018. Disponível em: https://sur.conectas.org/wp-content/uploads/2018/07/sur-27-portugues-marcio-moretto-ribeiro-pablo-ortellado.pdf. Acesso em: 19 mai. 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Rebento não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC:
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.