Os Números de “Palhaçadas” do Palhaço Bimbolinho no Circo Bismark

Autores

  • Eliene Benício Amâncio Costa Universidade Federal da Bahia - UFBA
  • Alda Fátima de Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Resumo

A presente entrevista trata dos números de “palhaçadas” do Palhaço Bimbolinho no Circo Bismark, resultante da pesquisa O Circo e suas Técnicas: a importância da arte circense na formação do ator, realizada no recôncavo baiano e região metropolitana de Salvador, e regiões norte e centro-oeste do Estado da Bahia, entre os anos de 2001 e 2003, com o apoio do Programa de Aperfeiçoamento Docente  e do Centro de Apoio Ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PRODOC/CADCT), projeto de bolsa para recém doutor no Estado da Bahia, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Aqui são apresentadas seis “palhaçadas” do repertório do Palhaço Bimbolinho, no Circo Bismark.

Biografia do Autor

Eliene Benício Amâncio Costa, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutora em Artes pelo CAC/ECA/USP, 1999. Professora do Departamento de Técnicas do Espetáculo da Escola de Teatro da UFBA e do PPGAC/UFBA, Salvador, Bahia, Brasil. Rua Território do Guaporé, 41. Apto. 102. Edif. Serra Geral, Pituba, 292. Salvador, Bahia, Brasil. CEP: 41.830-520.

Alda Fátima de Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Artista e pesquisadora circense. Mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutoranda em Artes Cênicas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), São Paulo, Brasil. Professora do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié, Bahia, Brasil. 

Referências

BENÍCIO, Eliene. Saltimbancos urbanos: o circo e a renovação teatral no Brasil, 1980-2000. São Paulo: Perspectiva, 2018.

BOLOGNESI, Mario Fernando. Palhaços. São Paulo: Editora UNESP, 2003.

LABORDA, Cleber Brito. Entrevista. Camamu: arquivo Eliene Benício, 2001. Microcassette (56 min.), son.

SOUZA, Alda Fátima de. O Palhaço Cadilac: a memória do circo e a reinvenção de uma tradição. Salvador: EDUFBA, 2016.

II Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação e XX Seminário Estudantil de Pesquisa. 2002. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal da Bahia – Salvador, 2002. Livro de Resumos, pag. 266; O Circo e suas Técnicas: a importância da arte circense na Formação do Ator. Alda Fátima de Souza/Escola de Teatro - UFBA (PIBIC/CNPQ), Eliene Benício Amâncio Costa/Escola de Teatro – UFBA (Orientadora).

Downloads

Publicado

2021-01-19

Edição

Seção

Entrevistas