Escuta e movimento: pedagogia vocal na formação de professores/artistas de teatro e dança

Autores

  • Rochele Resende Porto

Resumo

 Neste texto, refletimos sobre possibilidades pedagógicas e metodológicas para o trabalho com a voz, a partir de uma experiência como docente nos cursos de Licenciatura em Teatro e Licenciatura em Dança, da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). A metodologia proposta foi se desenvolvendo ao longo das aulas práticas, embasadas nos estudos de Ciane Fernandes, Lucia Helena Gayotto, Roland Barthes e Alan Wallace. A experiência foi, para além da prática vocal, um mecanismo reflexivo para professores/artistas em seus diferentes contextos de atuação. A escuta enquanto exercício de atenção transforma-se em um potente desencadeador de uma percepção ampliada das ações docente e artística.

Biografia do Autor

Rochele Resende Porto

 Mestre em Artes Cênicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); doutoranda em Artes Cênicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil; Rua General Vitorino 255, Centro, CEP: 90020-171, Porto Alegre/RS; rochele77@ufrgs.br.

Downloads

Edição

Seção

Artigos - Vozes em Descoberta