Roteiros de aquecimento vocal no ofício das Artes Cênicas
Resumo
Esta reflexão é parte de uma pesquisa realizada com vinte e um professores da área de voz e mais de cem estudantes brasileiros e portugueses acerca da finalidade do aquecimento na prática cênica. Aqui, será demonstrada uma síntese dos roteiros de aquecimento vocal baseados nas concepções desses sujeitos e de publicações sobre o tema. A partir dos roteiros analisados, chegou-se à conclusão de que o aquecimento vocal tem um caráter anatomofisiológico geral e específico, bem como envolve a subjetividade daquele que se aquece, favorecendo os aspectos técnicos, expressivos e criativos do estudante e do artista cênico.Downloads
Edição
Seção
Licença
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Rebento não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC:
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.