Roteiros de aquecimento vocal no ofício das Artes Cênicas

Autores

  • Eugênio Tadeu Pereira

Resumo

 Esta reflexão é parte de uma pesquisa realizada com vinte e um professores da área de voz e mais de cem estudantes brasileiros e portugueses acerca da finalidade do aquecimento na prática cênica. Aqui, será demonstrada uma síntese dos roteiros de aquecimento vocal baseados nas concepções desses sujeitos e de publicações sobre o tema. A partir dos roteiros analisados, chegou-se à conclusão de que o aquecimento vocal tem um caráter anatomofisiológico geral e específico, bem como envolve a subjetividade daquele que se aquece, favorecendo os aspectos técnicos, expressivos e criativos do estudante e do artista cênico.

Biografia do Autor

Eugênio Tadeu Pereira

Doutor (ECA-USP); Pós-doutor (UMinho); professor da EBA-UFMG – Belo Horizonte – MG – Brasil. Av. Antônio Carlos, 6627 – 31270-901, Campus Pampulha – Belo Horizonte – MG – Brasil; Orcid ID: https://orcid.org/0000-0001-8881-396X

Downloads

Edição

Seção

Artigos - Vozes em Ensaio