Na encruzilhada do ator-narrador: entre o teatro e a teoria

Autores

  • Armindo Bião

Biografia do Autor

Armindo Bião

Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), professor associado da Universidade Federal da Bahia (UFBA), ator e encenador.

Referências

AUGRAS. Monique R. María Padilla, reina de la magia. In: Revista Española de Antropología Americana, n. 31. Madrid: [s. n.], p. 293-319, 2001.

CHARTIER, Roger; FERREIRA, Luzmara Curcino (Trad.). Inscrever & apagar: cultura escrita e literatura, séculos XI-XVIII. São Paulo: Unesp, 2007.

LEITE, José Costa. O encontro de Lampião com a Negra dum Peito Só. [Folheto de cordel]. Condado, PE: [S. L.], [S. N], [S. D.].

MARTINS, Leda. A cena em sobras. São Paulo: Perspectiva, 1995.

MEYER, Marlyse. Maria Padilla e toda sua quadrilha: de amante de um rei de Castela a Pomba-Gira de Umbanda. São Paulo: Duas Cidades, 1993.

MÉRIMÉE, Prosper. Carmen et treize autres nouvelles. Paris: Gallimard, 1965.

MOURA, Carlos Francisco. Teatro a bordo de naus portuguesas nos séculos XV, XVI, XVII e XVIII. Rio de Janeiro: Instituto Luso-Brasileiro de História/Liceu Literário Português, 2000.

ROS, Carlos. Doña de Padilla: el bueno de Pedro el Cruel. Sevilla: Castillejo, 2003.

SOUZA, André Ricardo. Baianos, novos personagens afro-brasileiros. In: PRANDI, Reginaldo (Org.). Encantaria brasileira: o livro dos mestres, caboclos e encantados. Rio de Janeiro: Pallas, 2004, p. 305-317.

SOUZA, Laura de Mello e. O diabo e a terra de Santa Cruz: feitiçaria e religiosidade popular no Brasil colonial. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

Downloads

Publicado

2017-05-05

Edição

Seção

Bloco I