Diálogo entre culturas: reflexões a respeito de uma viagem
Resumo
O presente artigo parte de um relato de minha viagem às aldeias indígenas Krahô, no nordeste do Tocantins, juntamente com o grupo de pesquisa Pedagogias e Performatividades, coordenado pela Profª Draª Carminda Mendes André. Durante a viagem, surgiram questionamentos e questões que julgo serem pertinentes de serem apontadas. Para isso, o texto tem como base o relato de minha viagem, somado a estudos a respeito da cultura Krahô e relatos dos moradores e lideranças das aldeias, como Dodanin Krahô, Ismael Apracht Krahô e Secundo Tikun Krahô. Além das questões mais abrangentes da cultura Krahô, debruço-me sobre a figura cômica presente nessa sociedade, o Hôxwá. Procuro estabelecer um diálogo entre a comicidade ritual Krahô e os palhaços contemporâneos da cidade.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Rebento não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC:
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.