Ópera, Commedia Dell´Arte e palhaçaria feminina: estudos a partir da ópera Pagliacci de Ruggero Leoncavalo
Resumo
O presente artigo desenvolve sobre os aspectos simbólicos e históricos que ligam a ópera cômica à commedia dell´arte e a estudos sobre palhaçaria feminina. Ao mesmo tempo, apresenta e problematiza algumas máscaras cômicas femininas como as Enamoradas, a Colombina, a Cortigiana e a soubrette. Trata, ainda, do intrincado processo de ocupação do palco por artistas mulheres e discute a entrada delas em cena.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Rebento não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC:
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.