Troca-Troca com as mulheres palhaças: uma reflexão acerca das questões de gênero como motivo de riso
Resumo
Este artigo discute as ideias de comicidade (BERGSON, 2007; BAKHTIN, 2008), ciladas da diferença (PIERUCCI, 1999), performatividade e paródia de gênero (BUTLER, 2015), por meio da apreciação do número “Inocêncio”, apresentado por Lily Curcio no Cabaret’rans do “I Encontro Internacional de Mulheres Palhaças em São Paulo”, em 2014. A análise evidencia a importância de ações afirmativas para as mulheres sobre as normas de gênero e as possibilidades de desnaturalização dos papéis de gênero presentes na comicidade, em especial, na palhaçaria.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Rebento não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC:
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.