O que é preciso para ser um palhaço?
Resumo
O palhaço deve ser um personagem gerador de dialética por meio de comentários da cultura vigente. Ele visa provocar o estranhamento e polemizar o status quo. Este posicionamento essencialmente político e subversivo deveria se manifestar no discurso artístico de cada ator e atriz que se apropria do personagem em questão. A combinação de dois sistemas pedagógicos – a matriz circense de formação de palhaços e as inteligências múltiplas de Howard Gardner – poderiam combinar forma e conteúdo, de modo a alcançarmos uma formação de artistas palhaços com os potenciais apontados no início deste texto, em tempo menor com boa apropriação de técnicas e com autonomia de criação. Este artigo também faz uma explanação sobre as formações de palhaço existentes na atualidade, além de experiências vivenciadas pelo autor.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Rebento não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC:
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.