Diálogos Trans-hemisféricos

AtivAÇÕES PerforMÁGICAS Indígenas e Site-specific em 'Pe ataju Jumali / Ar Quente'

Autores

  • Juma Pariri Unesp
  • Laura Levin York University
  • Frê Almeida Unifesp

Resumo

O presente texto é uma tradução revisada e ampliada da conversa entre as pesquisadoras cênicas Laura Levin e Juma Pariri, integrantes da Rede Encontros Hemisféricos (HEN), sobre a vídeo-performance Pe ataju jumali / Ar quente (2023), resultado da colaboração artística entre diversos artistas de diferentes países, principalmente artistas indígenas e/ou Lgbtqiapn+, reunides em torno da plataforma de ativAÇÕES perforMÁGICAS audiovisuais Unides contra a colonização: muitos olhos, um só coração. Além das múltiplas colaborações e inspirações artístico-políticas que contribuíram para a criação da vídeo-performance, o texto também aborda as relações entre performance site-specific, gênero, ativismo ambiental, arte indígena e os desafios para a performance em contexto indígena a partir das perspectivas da ecocrítica, decolonialidade e das metodologias trans-hemisféricas.

Biografia do Autor

Juma Pariri, Unesp

Juma Pariri é parte da Organização dos Povos Indígenas da Serra do Catolé (Juazeiro do Norte/CE, do grupo de pesquisa Performatividades e Pedagogias (Cnpq) e é pesquisadora associada da Rede Encontros Hemisféricos (HEN). Desenvolve também a pesquisa de pós-doutorado intitulada Biomecânica do plantio - por mais cultivos corporais de inspirAÇÃO (in)díg(e)na contra (os treinamentos do artista cênico) coloniais, sob supervisão da Profa. Dra. Carminda Mendes André (Instituto de Artes/Unesp).

Laura Levin, York University

Diretora do Hemispheric Encounters Network (HEN); professora de Teatro e Performance na Universidade de York, Tkaronto/Toronto, Canadá. Ministra cursos sobre teatro contemporâneo e arte performática, teatro de criação coletiva e pesquisa baseada na prática. Sua pesquisa concentra-se em performance site-specific, imersiva e de intervenção urbana; performance de gênero e sexualidade; performance ativista e política; performance, direitos humanos e justiça ambiental; performance intermidiática e digital; metodologias de pesquisa-criação; e teoria da performance.

Frê Almeida, Unifesp

Técnica em Sonoplastia (SP Escola de Teatro), graduada em Filosofia (USP) e Mestranda em Filosofia (UNIFESP). É integrante do grupo de pesquisa Perspectivas Feministas e Decoloniais em Filosofia (CNPQ) e co-criadora de Pe ataju jumali / Ar quente.

Downloads

Publicado

2025-12-31