Movimento Manguebeat: manifestações, fenômenos musicais e diálogos de uma cultura híbrida e globalizada
Resumo
Este artigo tem como proposta analisar o movimento cultural Manguebeat, a partir do contexto em que Recife-PE se encontrava nos anos 90 e, consequentemente, o processo de nascimento e desenvolvimento que, desde o seu surgimento, fomentou diálogos acerca da música e da cultura no âmbito dessa cena. Essa atividade aqui realizada tem colaboração de outros trabalhos a respeito do movimento Manguebeat. Nossa atenção está voltada para o mapeamento das manifestações, os principais personagens que a cena proporcionou e os diálogos que surgiram com base em algumas reflexões. Por isso, o artigo propõe explorar e desenvolver um entendimento maior sobre os aspectos do hibridismo e da globalização presente nas produções da cena. Para isso, analisaremos como fontes os periódicos de Pernambuco, trabalhos acadêmicos e uma vasta bibliografia sobre o tema.Referências
AVELAR, Idelber. O manguebeat e a superação do fosso entre o nacional e o jovem na música popular. In: outra travessia, Florianópolis, n. 11, p. 25-37, jun. 2011. DOI: https://doi.org/10.5007/2176-8552.2011n11p25. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/Outra/article/view/2176-8552.2011n11p25>. Acesso em: 24 jul. 2020.
BARBOSA, Tulio. Globalização, neoliberalismo e lutas de classes no Brasil: 1990-2010. 2015. Tese (Doutorado em Ciências Humanas), Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. 2015. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16330. Acesso em: 24 jul. 2020.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. v. 1, p. 168.
BURKE, Peter. Hibridismo cultural. São Leopoldo: Unisinos, 2003.
CANCLINI, Néstor Garcia. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP, 2008.
CESNIK, Fábio de Sá; BELTRAME, Priscila Akemi. Globalização da cultura. Barueri, SP: Manole, 2005.
CEVASCO, Maria Elisa. Hibridismo cultural e globalização. In: ArtCultura, Uberlândia, v. 8, n. 12, p. 131-138, 2006.
RIOS FILHO, Paulo. A hibridação cultural como horizonte metodológico na criação de música contemporânea. In: Revista do Conservatório de Música, Pelotas, n. 3, p. 27-57, 2010.
HAN, Byung-Chul. Hiperculturalidade: cultura e globalização. Tradução de Gabriel Salvi Philipson. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 11 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
LIMA, Ana Paula Campos. O Movimento armorial e suas fases: relatório de bolsa de iniciação científica, período: 01-09-1999 a 31-07-2000. Disponível em: http://www.enefil2013.com/docs/A.M%C3%BAsica.Armorial.pdf. Acesso em: 06 Abr. 2020.
LIMA, Tatiana. A emergência do Manguebeat e as classificações de gênero. In: Revista Ícone. Recife, v. 10, n. 2, p. 01-16, dez. 2008.
MARKMAN, Rejane Sá. Música e Simbolização–Manguebeat: contracultura em versão cabocla. São Paulo: Annablume, 2007.
MARKMAN, Rejane Sá. A identidade juvenil e simbolismo cultural do “movimento mangue beat”: considerações preliminares. CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 22., Rio de Janeiro, set. 1999. Disponível em: http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/349d27da8e12c941861243e10fd5d14c.PDF. Acesso em: 24 jul. 2020.
MENDONÇA, L. F. M. Legados do Mangue: o manguebeat e as transformações hierárquicas simbólicas. In: Música Popular em Revista, Campinas, ano 6, v. 2, p. 72-94, jul.-dez. 2019.
MENDONÇA, L. F. M. Música pop(ular), diversidade e identidades: o manguebeat e outras histórias. Coimbra: Centro de Estudos Sociais, Universidade d’Coimbra, 2007. 25f.
MORAES, J. G. V; SALIBA, E. T. História e música no Brasil. São Paulo: Alameda, 2010.
NAPOLITANO, Marcos. História e música: história cultural da música popular. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
SANTOS, Rafael Stringasci. A relação entre imagem e som em “A Cidade” de Chico Science & Nação Zumbi. In: Revista Belas Artes, São Paulo, ano 5, n. 11, jan-abr. 2013.
SILVA, Nadilson Manoel da. Globalização e Diversidade Cultural: o caso do Manguebeat na música brasileira contemporânea. In: Revista Estudos de Sociologia, Recife, v. 2, n. 9, p. 59-82, jan.–jun. 2003.
TELES, José. Do frevo ao mangue beat. São Paulo: Ed. 34, 2000.
VARGAS, Herom. Movimento Mangue Beat: música popular, antropofagia e o iluminismo. In: Revista da Educação, Cascavel, v. 2, n. 1, jan.-jun. 2002.
VARGAS, Herom. Hibridismos musicais de Chico Science e Nação Zumbi. Cotia, SP: Ateliê, 2007.
ZEROQUATRO, Fred. Primeiro Manifesto Mangue – Caranguejos com Cérebro (1992). In: Chico Science & Nação Zumbi. Da Lama ao Caos. Rio de Janeiro: Sony Music; Chaos, 1994. CD.