Ensino de percussão para mulheres: reflexões sobre gênero e música

Autores

  • Miriane Borges Valle Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre o ensino musical para mulheres através de estudos de gênero na música, enfatizando a percussão, que ainda é considerada um meio massivamente masculino. Para tanto, foram reunidos autoras e autores que tratam desse tema e mostram como foi construída essa invisibilidade histórica. Posteriormente, é apresentado o estudo de caso do curso Tambores Femininos de Mbeji e do Bloco das Pombagira, grupos formados por mulheres que escolheram aprender percussão num contexto exclusivamente feminino. Este estudo traz a dinâmica de funcionamento e de relacionamento das integrantes desses grupos entre si e com o aprendizado de percussão.

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Publicado

2021-02-19

Como Citar

Valle, M. B. (2021). Ensino de percussão para mulheres: reflexões sobre gênero e música. Música Em Foco, 2(1). Recuperado de https://periodicos.ia.unesp.br/index.php/musicaemfoco/article/view/544